Existe uma personagem dos contos que eu sempre gostei, essa personagem é a Rainha de Copas do "Alice no País das Maravilhas". A rainha é um pouco ranzinza, autoritária e gosta de punir que a contraria mandando decapitar. Porém as decapitações quase não ocorrem, pois seu marido, o rei, sempre perdoa os súditos pelas costas da rainha.
Para mim a rainha não é de todo mal, na verdade eu a acho muito interessante e prática. Seguindo uma linha de raciocínio bastante racional, pode-se perceber que ela só quer impor respeito e autoridade, já que ela é mulher de um rei que não nenhuma autoridade, portanto a rainha tem que assumir a função do rei e por ser mulher tem que demonstrar algum respeito (de uma maneira um tanto terrorista hehehe)... Assim ela mantém o seu respeito através do terror causado pelo medo das decapitações.
Um ponto interessante sobre a rainha são as diferentes impressões deixadas por ela na versão original do livro e na versão da Disney. Na versão da Disney, a rainha parece uma maluca gorda, que sofre de transtorno bipolar, mostrando uma face gentil e bondosa nos momentos em que os súditos concordam com suas vontades e opiniões e depois, apresenta um ar mefistofélico quando é contrariada ou em seus surtos de ira, o que não acontece não acontece na versão original do conto. Portanto não fiquem só na versão da Disney, leiam a versão original da história que é bem melhor e conheçam essa personagem interessante (muito mais legal do que a Alice) e suas faces.